Aulinha de gramática: Como fazer perguntas em inglês

Saber como fazer perguntas em inglês é algo que não se pode faltar! A estrutura de perguntas em inglês é um pouco diferente do que é em português, mas assim que vocês aprenderem as regras, vai ficar muito mais fácil!
Vamos lá?

Primeiro, para construir uma pergunta básica, é só inverter a ordem do sujeito de uma oração e o verbo. Se a oração tem um verbo auxiliar (o verbo que apenas ajuda a construção da frase, mas que não representa a ação), vai em frente da pergunta.

Por exemplo:
He can speak English. --> Can he speak English?
Ele sabe falar inglês. Ele sabe falar inglês?

"Can" representa o verbo auxiliar, pois não representa a ação da frase. A ação é representada pela palavra "falar". Notem como o sujeito e o verbo auxiliar trocaram de lugar.

Quando a oração não tem um verbo auxiliar, a pergunta vai precisar da palavra "do". "Do" é um verbo que precisa ser conjugado para concordar com o sujeito da oração.
Nas perguntas com "do", a ordem do sujeito e verbo não é invertida.

Por exemplo:
You have a car. Do you have a car?
Você tem um carro. Você tem um carro? 

They speak English. Do they speak English?
Eles falam inglês. Eles falam inglês?

He likes to eat ice cream. Does he like to eat ice cream?
Ele gosta de comer sorvete. Ele gosta de comer sorvete?

(Notem que o verbo "like" não é conjugado na pergunta. Já que "does" é conjugado, não pode haver dois verbos conjugados um atrás do outro.)

Vocês viram como o verbo "do" concorda com o sujeito? A conjugação é assim: I do, You do, He/She/It does, We do, They do.

Perguntas com o verbo "to be" (ser e estar) são um pouco diferentes. Aguardem o post da semana que vem, pois vamos falar mais sobre perguntas!






No comments:

Post a Comment